terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

EQUIPE DE PESQUISA

Ana Cledina Rodrigues Gomes
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília e Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Atuou como professora da Educação Básica na rede pública de ensino. Em 2006 assumiu o cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação e coordenou o Setor de Educação Básica da Representação do MEC em São Paulo até 2010. Em 2012 ingressou na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no cargo técnico-administrativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, onde assessorou Programas de Pós-Graduação na elaboração de projetos para abertura de cursos novos. Ainda na Unifesp atuou junto à equipe do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) como professora colaboradora e pesquisadora na Disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde e do Programa de Mestrado em Ensino e Ciências da Saúde. Em 2014 passou a fazer parte do quadro docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), pela Faculdade de Ciências da Educação. Núcleo de trabalho e estudos: Diversidade Cultural; Currículo; Formação de Professores. 

Hildete Pereira dos Anjos
Professora da Faculdade de Educação (Instituto de Ciências Humanas), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Pedagoga pela UFPA, especializou-se em Supervisão Educacional pela PUC-MG, fez mestrado em Psicologia da Educação pela PUC SP, doutorado em Educação no PPGE/FACED/UFBA e pós-doutorado em Educação no programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA através do PNPD/CAPES. Coordena o Núcleo de Educação Especial (NEES) da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências Humanas da UNIFESSPA. É líder do Grupo de Pesquisas em Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (GEDPPD) e pesquisadora da Rede Educação Inclusiva na Amazônia Oriental (UEPA/UFOPA/UFPA/UNIFESSPA), através da qual participou do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), entre 2011 e 2015. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, na Linha de Pesquisa "Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia". Filiada à Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración/Inclusión Educativa/RIIE, com sede na Universidad Nacional Autonoma do México (UNAM), à Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).

Marcelo Gaudencio Brito Pureza
Graduado em Geografia Lic/Bac pela Universidade Federal do Pará (1997). Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas da Amazônia (1998) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA. Mestre em Educação (2012), linha de currículo e formação de professores pelo Instituto de Ciência da Educação - ICED/UFPA. Atuou de 1998 a 2014 como professor da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC; de 2005 a 2013 no Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Desenvolve pesquisa nos temas: Formação de Professores de Geografia, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva. É membro pesquisador do "Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE".