Ana Cledina Rodrigues Gomes |
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, mestre em
Educação pela Universidade Católica de Brasília e Doutora em Educação
Matemática pela PUC/SP. Atuou como professora da Educação Básica na rede
pública de ensino. Em 2006 assumiu o cargo Técnico em Assuntos
Educacionais no Ministério da Educação e coordenou o Setor de Educação
Básica da Representação do MEC em São Paulo até 2010. Em 2012 ingressou
na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no cargo
técnico-administrativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, onde
assessorou Programas de Pós-Graduação na elaboração de projetos para
abertura de cursos novos. Ainda na Unifesp atuou junto à equipe do
Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) como
professora colaboradora e pesquisadora na Disciplina Formação
Didático-Pedagógica em Saúde e do Programa de Mestrado em Ensino e
Ciências da Saúde. Em 2014 passou a fazer parte do quadro docente da
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), pela
Faculdade de Ciências da Educação. Núcleo de trabalho e estudos:
Diversidade Cultural; Currículo; Formação de Professores.
Professora da Faculdade de Educação (Instituto de Ciências Humanas), da
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Pedagoga pela UFPA,
especializou-se em Supervisão Educacional pela PUC-MG, fez mestrado em
Psicologia da Educação pela PUC SP, doutorado em Educação no
PPGE/FACED/UFBA e pós-doutorado em Educação no programa de Pós-Graduação
em Educação da UEPA através do PNPD/CAPES. Coordena o Núcleo de
Educação Especial (NEES) da Faculdade de Educação do Instituto de
Ciências Humanas da UNIFESSPA. É líder do Grupo de Pesquisas em
Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (GEDPPD) e
pesquisadora da Rede Educação Inclusiva na Amazônia Oriental
(UEPA/UFOPA/UFPA/UNIFESSPA), através da qual participou do Observatório
Nacional de Educação Especial (ONEESP), entre 2011 e 2015. Faz parte do
corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e
Sociedade na Amazônia, na Linha de Pesquisa "Produção
Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia". Filiada à
Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre
Integración/Inclusión Educativa/RIIE, com sede na Universidad Nacional
Autonoma do México (UNAM), à Associação Nacional de Pesquisa em Educação
(ANPED) e à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
(ABPEE).
Marcelo Gaudencio Brito Pureza |
Graduado em Geografia Lic/Bac pela Universidade Federal do Pará (1997).
Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas da Amazônia (1998)
pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA. Mestre em Educação
(2012), linha de currículo e formação de professores pelo Instituto de
Ciência da Educação - ICED/UFPA. Atuou de 1998 a 2014 como professor da
Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC;
de 2005 a 2013 no Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará -
UEPA. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Desenvolve pesquisa nos temas: Formação de
Professores de Geografia, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva. É
membro pesquisador do "Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre
Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão -
INCLUDERE".